RECONHECIMENTO:

Câmara de Rio Verde entrega Título de Cidadão Rio-Verdense a Paulo Eustáquio Resende Nascimento

Por Vilmar Pinto

Fotos: Simone Cruvinel

      Em uma solenidade repleta de emoções, a Câmara Municipal, sob o comando do presidente Lucivaldo Medeiros, abriu a semana de sessões solenes na noite desta segunda-feira, 11 de dezembro.

     As homenagens contaram com títulos de cidadão rio-verdense, diplomas  de honra ao mérito e comendas, que foram entregues a personalidades que prestam importantes contribuições para a comunidade.

     Dentre os destaques da noite, a entrega do título de cidadão Rio-Verdense ao ex-reitor da Universidade de Rio Verde e atual diretor-geral da faculdade Objetivo, professor Paulo Eustáquio.

     Autor do projeto de Lei que outorgou a honraria ao professor Paulo Eustáquio, o ex-vereador Luiz César assim se referiu ao homenageado:

     “Hoje essa Casa faz justiça a um dos homens que mais fez pela educação de Rio Verde. Foi ele que, com seu trabalho e conhecimento, transformou a Fesurv (hoje UniVR) em universidade e abriu as portas do ensino superior a nossa comunidade, especialmente aos mais necessitados. Não tem nenhum rio-verdense que não tenha pelo menos um familiar formado graças a ajuda do Paulo”, destacou Cesinha.

     Concluindo sua fala, o ex-vereador foi taxativo: “A UniRV não teve e nunca terá em sua história um reitor que tenha feito tanto quanto o Paulo Eustáquio”.

     Em sua fala, o agora cidadão rio-verdense, Paulo Eustáquio, agradeceu sua família pelo apoio, aos professores e servidores da Faculdade Objetivo e da UniRV, ao ex-vereador Cesinha pela honraria e ao povo rio-verdense pela acolhida.

    BIOGRAFIA

Natural de Barbacena, Minas Gerais, Paulo Eustáquio Resende Nascimento é graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Lavras, é Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutorando em Engenharia Mecânica na UNESP.

Chegou em Rio Verde no ano de 1989 para ministrar aulas na então Fundação de Ensino Superior de Rio Verde – Fesurv.

Visionário e idealista, logo começou a se destacar por suas ideias, liderança e dinamismo. Além de professor, foi diretor das faculdades de Agronomia e Zootecnia, e diretor de Pós-graduação Pesquisa e Extensão.

Cargos esses que o projetaram para voos maiores, até que no ano 2001, foi eleito presidente da Fesurv, e, posteriormente, Reitor da instituição por três mandatos.

Com sabedoria e conhecimento, comandou a Fesurv por 10 anos. Investiu na qualificação de servidores e professores, construiu clínica-escolas, a Granja-Escola Fesurv / Perdigão, novos prédios e laboratórios.

De 10 cursos quando assumiu, a Fesurv passou para 30 cursos de graduação e cerca de 50 cursos de pós-graduação, implantou o Programa Bolsa Universitária e estendeu os programas sociais aos mais de 30 municípios de abrangência da FESURV.

Levou também a Fesurv para outras cidades de Goiás com a implantação dos campi de Caiapônia, Nerópolis e Cristalina. E, principalmente, derrubou os muros que separavam a instituição da comunidade.

Em 2004, com o apoio de várias lideranças e a abertura política conquistada nas esferas estadual e nacional, Paulo Eustáquio tornou realidade o sonho de todos os rio-verdenses: CONSEGUIU O CREDENCIAMENTO DA FESURV COMO UNIVERSIDADE.

Ao todo foram três mandatos como reitor da Universidade de Rio Verde, tornando a instituição reconhecida nacionalmente. Antes de se despedir do cargo, em 2010, deixou a estrutura pronta para a implantação do curso de Medicina na instituição.

Em sua biografia constam ainda:

- Três anos como Conselheiro do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

- Diretor da ACIRV por vários mandatos

- Membro do Conselho Estadual de Educação por 4 anos

- Conselheiro do CREA por 4 mandatos

Eleito para representar Goiás no Confea, ganhou prêmio nacional por serviços prestados à Nação Brasileira

É detentor dos títulos de cidadão honorífico de Caiapônia, Santa Helena, Santo Antônio da Barra e Montividiu.

Atualmente, Paulo Eustáquio Resende Nascimento é Diretor-Geral Acadêmico do Grupo Brasdados Educacional, dirigindo as seguintes unidades:

Faculdade Objetivo Rio Verde

Faculdade Montes Belos

Centro de Ensino Superior de Uberaba

Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro

Faculdade Fortium - Unidade Brasília - L2

Faculdade Fortium - Unidade Gama

Faculdade Fortium - Unidade São Sebastião

Faculdade São Francisco de Juazeiro – FASJ

Faculdade Evangélica – Unidade Brasília

Faculdade Evangélica - Unidade Taguatinga

Faculdade Quatro Marcos

Faculdade do Norte Goiano 

Casado com a odontóloga Renata Assis Fernandes, Paulo Eustáquio tem duas filhas: Rafaela Fernandes Nascimento e Gabriela Fernandes Nascimento.

Esse é Paulo Eustáquio Resende Nascimento, professor, empreendedor, ex-reitor da Universidade de Rio Verde, atual Diretor-Geral Acadêmico do Grupo Brasdados Educacional,

E agora .... Cidadão Rio-Verdense.