Investigação:

PF realiza operação para investigar denúncia de fraude em concurso da Saneago.

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (14) uma operação que apura suspeitas de fraude em um concurso da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago). Entre os alvos, estão dois candidatos aprovados para o cargo de analista jurídico, cujo salário é de mais de R$ 9 mil. O processo seletivo ocorreu em 2018.

São cumpridos três mandados de busca e apreensão. Além dos candidatos, também é alvo das ordens judiciais o coordenador do concurso à época. Nenhum dos três teve o nome divulgado.

Em nota, a Saneago, informou que não participou dos processos de seleção e que ainda não foi notificada do caso, mas que está à disposição "para prestar toda a colaboração necessária às investigações" (leia a íntegra ao final do texto).

De acordo com a PF, as investigações começaram depois que Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), responsável pela concurso por meio de seu Centro de Seleção, denunciou o caso após verificar as respostas dos candidatos na prova discursiva.

De acordo com a PF, "ficou constatado que dois candidatos apresentaram respostas perfeitamente idênticas ao gabarito oficial".

A UFG informou que não vai se manifestar sobre o assunto.

Os envolvidos podem responder pelo crime de fraude em certame de interesse público, cuja pena pode chegar a até quatro anos de prisão, além de multa.

Nota da Saneago:
Após tomar conhecimento, pela nota da Polícia Federal, a Saneago informa que contratou a Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 2017 para os serviços de organização, planejamento e realização de concurso público, com a elaboração, impressão e aplicação de provas, para o provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal. Nesse sentido, não houve participação da Saneago nos processos de seleção, cabendo à contratada o controle sobre todas as fases do concurso. A Companhia ressalta ainda que não foi notificada pela Polícia Federal em razão da Operação Certame e que está, inteiramente, à disposição para prestar toda a colaboração necessária às investigações, reforçando seu compromisso para garantir a lisura em todos os processos.

Saneamento de Goiás S.A. - Saneago

(Fonte: G1)