Acaba a Divisão de Acesso 2019:

Confira como ficaram os resultados.

O Campeonato Goiano da Divisão de Acesso/2019 está concluído. Neste domingo, dia 13 de outubro, os quatro jogos da 3ª e última Rodada do 3º e último Turno definiram o Jaraguá como campeão, o Anápolis como vice-campeão, ambos garantindo acesso ao Goianão 2020 e Trindade e América rebaixados à Terceira Divisão 2020.
 
 
Curiosamente essas definições ocorreram através apenas de dois dos quatro jogos, quais sejam, Jaraguá 1x0 América em Jaraguá e Trindade 0x0 Anápolis em Trindade.
 
 
Em função destes dois resultados, o Jaraguá sagra-se campeão, o Anápolis vice-campeão e Trindade e América rebaixados.
 
 
O Jaraguá aproveitou o tropeço do Anápolis para sagrar-se campeão goiano da Divisão de Acesso pela 1ª vez na história. Ocupou a liderança da competição por duas das onze rodadas nas quais ficou seis na faixa do acesso. Estará no Goianão 2020 também pela 1ª vez. Sagra-se campeão em dois dos últimos três anos, tendo sido campeão invicto da Terceira Divisão em 2017.
 
 
O Anápolis volta de imediato ao Goianão após o rebaixamento ano passado. É a 2ª vez consecutiva que o tricolor anapolino é rebaixado, retornando em seguida, a exemplo do rebaixamento em 2014 e o acesso em 2015. Esteve em nove das onze rodadas na faixa do acesso, sendo a equipe com o maior número de rodadas nesta seleta faixa.
 
 
O América, com o empate do Trindade, é rebaixado como lanterna do Campeonato. Ficou quatro das onze rodadas na faixa do rebaixamento, sendo lanterna apenas agora ao término da competição. Após chegar ao Campeonato em 2013 como vice-campeão da Terceira Divisão, volta à mesma depois de permanecer seis anos na Divisão de Acesso.
 
 
O Trindade ficou na Divisão de Acesso por três anos depois do rebaixamento no Goianão pela última vez em 2016, retornando à Terceira Divisão após quatorze anos ausente dela, desde o acesso como campeão da mesma em 2005. Figurou em sete das onze rodadas na faixa do rebaixamento, o time com o maior número de rodadas presente nesta terrível faixa.
 
 
Os outros dois jogos: Rio Verde 3x1 Aparecida em Rio Verde e Jataiense 1x1 Morrinhos em Jataí, sendo que o time morrinhense não soube aproveitar o empate do Anápolis, uma vez que se tivesse vencido o jogo teria conquistado o acesso.
 
 
Assim, dos dois times que desceram do Goianão ano passado, o Anápolis volta e o Rio Verde fica ao passo que os dois que ascenderam da Terceira Divisão em 2018, Morrinhos e Aparecida, ambos permaneceram, fato que não acontecia desde 2014, quando os dois caçulas, Novo Horizonte e América continuaram para o ano seguinte.
 
 
Agora o Goianão 2020 volta, a exemplo de 2018, ter três anapolinos, Anapolina, Grêmio Anápolis e Anápolis enquanto a região do Vale do São Patrício no centro-norte goiano, passa a ter dois representantes, Goianésia e Jaraguá.
 
 
Aliás o Goianão 2020 está composto da seguinte maneira com seus doze integrantes:
 
 
Atlético, Goiás, Vila Nova, Goiânia e Aparecidense da Grande Goiânia; Anapolina, Grêmio Anápolis, Anápolis, Goianésia e Jaraguá da região centro-norte; Crac da região sudeste e Iporá da região oeste.
 

 


Autor: Roberto Sampaio
Fonte: Coordenadoria Técnica
(Site federação Goiana de Futebol)