JOGOS ESCOLARES NO PARANÁ:

Pivô da seleção brasileira cadete, Guilhermão leva equipe de Rio Verde de handebol à vitória

Equipes de 12 a 14 anos e de 15 a 17 de Rio Verde (GO) derrotam os representantes gaúchos na estreia dos Jogos Escolares, em Cascavel (PR)
Por William Lucas/ COB

Os goianos da cidade de Rio Verde venceram os dois duelos contra equipes gaúchas, na manhã desta terça-feira, dia 3, na abertura dos torneios de handebol dos Jogos Escolares da Juventude, fase Regional Amarela, em Cascavel (PR). Com atuação destacada do pivô Guilhermão, de 2,03m, a equipe juvenil – 15 a 17 anos – do Colégio Estadual Frederico Jayme derrotou a Sociedade Porvir Científico (RS) por 31 a 21. 

Guilherme Cabral, o Guilhermão, marcou dez gols na partida. Ele já participou de dois campings da seleção brasileira em São Bernardo do Campo, num total de 17 dias, e recebeu propostas do Praia Clube, de Uberlândia, e do Pinheiros, de São Paulo, mas preferiu continuar na sua cidade natal justamente para ajudar a equipe do colégio na maior competição escolar do país

“Gostei da estreia. Conhecemos a maioria dos adversários, vamos enfrentar equipes fortes como Rio e São Paulo, mas acreditamos no nosso potencial e na conquista da vaga para a fase nacional dos Jogos Escolares”, disse o atleta. Além de Guilhermão, Eduardo Vincenzi, com nove gols, e o goleiro Ezequias Silva, se destacaram na equipe goiana.

Pouco antes da partida, a equipe mirim – 12 a 14 anos – do Colégio Estadual Maria Ribeiro Carneiro venceu a Escola Estadual Luiz Moschetti (RS) por 24 a 21. Os dois jogos foram disputados no ginásio da FAG. Destaques para Gabriel Santos, com nove gols, e David Daniel, com seis.

“Foi um jogo emocionante. Vencemos o primeiro tempo, mas o time desandou no segundo e depois de uma apagada ficamos atrás no placar. Nos últimos 10 minutos, porém, voltamos a controlar o jogo e conquistamos essa importante vitória”, afirmou o falante Gabriel.

Apesar de representarem escolas diferentes, todos os jovens atletas da cidade goiana começaram no esporte com o professor Eguilar Rodrigues, que comanda a Escolinha de Iniciação Esportiva da Prefeitura de Rio Verde.

“Todos esses meninos começaram a jogar comigo. Rio Verde não é mais uma cidade pequena, está com 280 mil habitantes e é a quarta maior cidade de Goiás. Por isso, a gente aloca os atletas nos colégios de acordo com a proximidade onde mora a maioria”, afirmou Eguilar.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio do Governo Municipal de Cascavel e do Governo Estadual do Paraná.