Em Rio Verde:

Bombeiros salvam pai e filho.

O Corpo de Bombeiros de Rio Verde, no sudoeste goiano, resgatou pai e filho que desmaiaram dentro da caixa d’água de uma escola, a 10 metros de altura. Segundo a corporação, as vítimas de 55 e 16 anos estavam pintando a estrutura enquanto ela estava vazia. Após o resgate, eles foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sem risco de morrer.

O tenente Sebastião Gomes, que participou do resgate, disse que a rapidez foi crucial para garantir a sobrevivência das vítimas. Segundo ele, em casos como esse, é comum que as pessoas acabem morrendo por causa da falta de ar.

“A caixa é um ambiente de confinamento, então tem pouco oxigênio. Enquanto o pai pintava a parte de dentro, o filho vigiava e viu quando o homem desmaiou e caiu. O adolescente desceu, foi avisar às pessoas da escola para que pedissem socorro, e tentou salvar o pai, mas acabou caindo também em parada cardiorrespiratória”, explicou.

O tenente contou que essa atitude do garoto de pedir por socorro primeiro foi determinante para salvar os dois. “Se ele não tivesse alertado, teria demorado muito tempo para perceberem que eles estavam lá dentro e, provavelmente, eles teriam morrido”, completou.

Durante o resgate, os bombeiros entraram com cilindros de oxigênio para conseguir respirar no interior da caixa. Um deles levava o pai, que estava inconsciente, enquanto o outro tentava reanimar o filho.

“Quando tiramos o primeiro, o segundo ainda estava inconsciente, mas já respirava. Levamos os dois para a UPA da cidade, onde já chegaram esboçando retorno de consciência. A última informação que temos é que eles já estavam fora de perigo desde ontem à noite”, concluiu.

(Fonte: G1)